Sim, existem médicos especialistas em dor. Não há um momento certo para procurar o especialista em dor, pode ser que você o procure espontaneamente ou seu médico o encaminhe para avaliação sobre sua dor. É importante lembrar que, na maioria dos casos, o tratamento da dor é complementar ao tratamento de base (por exemplo, diabetes, hipertensão). Por isso, é preciso que seu médico também esteja ciente das medidas que estão sendo tomadas para controlar sua dor.
Sim. É importante conversar com seu médico, seja qual for a especialidade dele, e avisá-lo se houver qualquer mudança na dor. Descobrir e entender a persistência ou o agravo da dor é importante para o tratamento.
Descreva a sua dor da maneira mais clara e detalhada possível. A maioria dos médicos e enfermeiros também vai usar a escala de dor para mensurá-la. Você também pode questionar o médico se é o caso de manter um Diário da Dor.
Esta pergunta é comum entre pessoas que ouviram dizer que elas terão de aprender a viver com a dor. E, às vezes, é difícil apontar a causa física exata da dor. Mas isso não quer dizer que a pessoa sofra menos. A dor tem aspectos físicos, mas também psicológicos, que não podem ser separados.
A dor pode ser uma maneira de o corpo avisar que algo está errado. É um mecanismo fisiológico. Por isso, ela não deve ser negligenciada, mesmo se ela se tornar frequente ou não responder ao tratamento.
Lembre-se de tomar o medicamento seguindo a orientação do profissional de saúde responsável pelo seu tratamento, mesmo que não esteja sentindo nada naquele momento. Siga as orientações do seu médico e, em caso de dúvida, converse com ele.
Você pode sentir que sua dor ficou mais intensa, por exemplo, no final de um dia cansativo ou após certas atividades. Informe sempre a seu médico quais são os fatores que desencadeiam, os que pioram e os que melhoram sua dor.
Dependendo da patologia de base, pode não ser possível eliminar completamente a dor, porém, com um tratamento adequado, pode haver um controle melhor da dor e menor interferência no seu cotidiano.
Amigos e familiares podem ajudar de diversas maneiras, encorajando você a levar a vida da maneira mais normal e independente possível. Embora não possam sentir o que você está sentindo, é importante que eles entendam o papel que podem ter em ajudar você a administrar a sua dor. Sua dor interfere na vida deles também.
Há alguns tratamentos, técnicas e medidas que podem ajudar você a administrar a dor.
Alguns deles são:
Respirar fundo
Relaxamento
Pensamento positivo
Distrações para o pensamento
Compressas quentes ou frias, ou uma combinação das duas
Manter o otimismo
Praticar exercícios
Respirar fundo