Política de Privacidade

Termos e Condições de Uso do Portal Cuidar


1. O que é o Portal Cuidar


1.1.O Portal Cuidarda Mundipharma Brasil Produtos Médicos e Farmacêuticos Ltda., sociedade limitada com sede na Rua Verbo Divino, 2001, 16º andar, Chácara Santo Antônio, CEP 04719-002, na Cidade e Estado de São Paulo, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 15.127.898/0001-00 (“Mundipharma”), foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar um maior conhecimento e uma maior conscientização da população sobre:

(i) Dor;

(ii) Oftalmologia;

(iii) Curativos; e

(iv) o Programa Cuidar.


2. Como funcionao Portal Cuidar


2.1.Ao acessar o Portal Cuidar, você poderá navegar por uma das quatro plataformas abaixo:

2.1.1. Dor

Nesta seção você aprenderá mais sobre os tipos de dores e como tratá-las para que possa viver com mais qualidade de vida e livre da dor.

2.1.2. Oftalmologia

Nesta seção você aprenderá mais sobre glaucoma, conjuntivite, olho seco, catarata e sobre outras doenças oculares, as quais podem afetar uma grande parte da população brasileira. Além disso, você aprenderá maneiras de conviver da melhor forma possível com essas enfermidades.

2.1.3. Curativos

Nesta seção você aprenderá os cuidados no momento de aplicar um curativo, como saber identificar as características  das feridas e os melhores métodos para limpeza e manutenção dos curativos, cuidados os quais podem fazer toda a diferença na recuperação da pele.

2.1.4. Programa Cuidar

Nesta seção você aprenderá mais sobre o Programa Cuidar, o qual foi criado em 2016 como objetivo ampliar o acesso à saúde aproximando os medicamentos da Mundipharma de um número cada vez maior de pacientes, incentivando a adesão ao tratamento prescrito pelo seu médico.

3. Regras de utilização do Programa Cuidar

3.1. Ao acessar o Portal Cuidar, você está de acordo expressamente com os presentes Termos e Condições de Uso. Assim, neste ato, você declara expressamente que está ciente e concorda em:

(i) utilizar todo o conteúdo do site de forma lícita, sendo vedada a reprodução, distribuição, transformação, comercialização ou modificação do conteúdo;

(ii) não manipular, alterar, deturpar ou suprimir os dados identificadores dos direitos autorais constantes dos artigos, trabalhos, estudos ou textos médico-científicos;

(iii) destruir ou corromper dados e informações de outros usuários;

(iv) não violar a privacidade de outros usuários por qualquer meio; e

(v) não distribuir, via correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e formas similares de comunicação mensagens não solicitadas do tipo "corrente" e mensagens em massa, comerciais ou não, vinculando o site e/ou informações presentes no site.

3.2. Os materiais informativos constantes do site são protegidos por direitos autorais e Copyright©. Por essa razão, o(s)usuário(s) se obriga(m) a não difamar, deturpar, violar e/ou divulgar de forma jocosa e/ou vexatória, denegrindo a imagem da Mundipharmaou mesmo violando qualquer direito de terceiro, sem prejuízo de qualquer outro conteúdo que se entenda inapropriado e assim entendido por qualquer pessoa de diligência média, sob pena de arcar com as responsabilidades decorrentes desse ato nas esferas civil e criminal.

3.3. As informações contidas noPortal Cuidar não representa o endosso da Mundipharmaa qualquer diagnóstico médico. O Portal Cuidar não pretende ser e não é um substituto de uma avaliação médica profissional, aconselhamento, diagnóstico ou tratamento. 

3.4. As informações eventualmente solicitadas para acesso ao site serão tratadas como confidenciais. A Mundipharma, por mais que seja a detentora do Portal Cuidar, não terá acesso, em hipótese alguma, aos dados dos pacientes. 

3.5.A Mundipharma não se responsabiliza pelo conteúdo veiculado por meio dos artigos médico-científicos ou materiais educacionais, eventualmente disponibilizados neste site, cuja avaliação e aproveitamento são de inteira responsabilidade do usuário, com capacidade civil, nela compreendida a higidez física e mental, e total autonomia do usuário para avaliar livremente o conteúdo de tais artigos. Desta forma, o usuário declara estar ciente de que não existem quaisquer responsabilidades civis, criminais ou solidárias na disponibilização dos conteúdos informativos no site.

3.6.A Mundipharma não se responsabiliza, direta ou indiretamente, por quaisquer danos e/ou prejuízos causados pela utilização dos arquivos disponíveis para download no site, inclusive danos causados por vírus de computador ou equivalentes.

3.7. O código fonte, textos, layout, imagens, marcas ou quaisquer outras obras ou elementos de identificação presentes no site encontram-se protegidos por direitos autorais ou de propriedade industrial. Ao acessar o site, o usuário declara que respeitará todos os direitos de propriedade intelectual da Mundipharma sobre seu conteúdo.

A Mundipharma não autoriza a cópia ou reprodução do conteúdo do site em qualquer outra publicação, eletrônica ou não, sem sua autorização prévia e expressa.

3.8.O conteúdo e todos os direitos autorais, marcas registradas e outros direitos de propriedade intelectual utilizados no site são da Mundipharma e/ou de seus licenciadores. O usuário não adquire nenhum direito em relação ao Portal Cuidar.

3.9. O site www.portalcuidar.compode conter links e/ou sites terceiros. Caso o usuário siga um link de qualquer desses sites, o usuário deverá observar que os mesmos possuem seus próprios Termos de Uso e Condições e que a Mundipharma não aceita qualquer responsabilidade ou responsabilização por essas políticas.

3.10.A Mundipharma ocasionalmente pode atualizar estes Termos e Condições de Uso e incentiva o usuário a rever periodicamente os mesmos para manter-se informado. A utilização continuada do site constitui o consentimento destes Termos e quaisquer atualizações.

3.11.A Mundipharma não se responsabiliza pelo uso indevido do conteúdo disponibilizado pelo site, como também não se responsabiliza pelos danos que porventura poderão advir deste uso.

3.12.O usuário concorda em indenizar a Mundipharma contra quaisquer custos, reclamações, perdas e danos (incluindo honorários legais) incorridos pela Mundipharma como resultado do mau uso do Portal Cuidar. Qualquer violação dos presentes Termos pode sujeitá-lo a responsabilidade civil ou mesmo responsabilidade criminal.

3.13.Se o usuário violar estes Termos ou qualquer política da Mundipharma, à Mundipharma reserva-se a opção de suspender ou bloquear o seu acesso e se recusar a fornecer qualquer acesso adicional a ele.

3.14.O Portal Cuidar estará ativo por prazo indeterminado, podendo a Mundipharma alterá-lo, suspendê-lo ou encerrá-lo, a qualquer momento, sem aviso prévio aos Pacientes.

3.15. Qualquer dúvida que o usuário tenha sobre o uso do Portal Cuidar, clique em Termos e Condições de Uso do mesmo para sanar quaisquer dúvidas.

4.Farmacovigilância

4.1.Em caso de relato de um evento adverso de qualquer medicamento da Mundipharma, o usuário deverá reportá-lo em até 24 (vinte e quatro) horas da ciência do fato à Área de Farmacovigilância da Mundipharma por e-mail(sac@mundipharma.com.br) ou por meio do número de telefone 0800 038 6040, a fim de que a Mundipharma possa cumprir com sua obrigação de notificação ao SNVS (Sistema Nacional de Vigilância Sanitária), representado no Estado de São Paulo pelo Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (CVS-SES-SP), dentro dos prazos estabelecidos pela legislação vigente. 

4.2.Os critérios mínimos que o relatório de Eventos Adversos (EAs) elaborado deve conter são os seguintes:


- Um paciente que possa ser identificado (por exemplo, as iniciais do paciente, sexo, idade, ou qualquer outro dado identificador);

- O nome (princípio ativo ou nome comercial) do produto relacionado ao EA; 

- Uma fonte de informações identificável; e

- Um EA.

4.3.Para efeitos do Programa Cuidar, e ainda, nos termos da legislação vigente aplicável, considerar-se-ão as seguintes definições:

- Farmacovigilância: significa a área de estudos e as atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou outros problemas relacionados aos medicamentos. O objetivo de tais estudos visa à identificação, quantificação, avaliação e prevenção dos possíveis riscos derivados do uso dos medicamentos, o que permite a adoção de medidas mais seguras para ser feito o uso de tais medicamentos.

- Evento Adverso: é qualquer ocorrência médica indesejável ou inesperada que pode ocorrer com o paciente durante o tratamento com um medicamento. Os Eventos adversos são classificados como:

i. Suspeita de Reações Adversas a Medicamentos;

ii. Eventos Adversos por desvios da qualidade de medicamentos;

iii. Eventos Adversos decorrentes do uso não aprovado de medicamentos;

iv. Interações medicamentosas;

v. Inefetividade terapêutica, total ou parcial;

vi. Intoxicações relacionadas a medicamentos;

vii. Uso abusivo de medicamentos;

viii. Erros de medicação, potenciais e reais;

ix. Hipersensibilidade.

Ademais, há eventos ou situações especiais que também devem ser reportadas:

• Super dosagem;

• Abuso de medicamentos;

• Retirada abrupta de medicamentos;

• Uso incorreto da medicação, por exemplo, como no caso de usos recreativos, abuso e/ou dependência de drogas;

• Fluido fora do tecido adjacente do fluxo venoso (extravasamento); e

• Exposição durante a lactação.


DRM: significa o detentor do registro do produto, junto à ANVISA.

Notificação: é o ato de informar a ocorrência de Evento Adverso sobre o medicamento para o DRM, assim como para as autoridades sanitárias ou outras organizações.

5. Jurisdição

As regras do Portal Cuidar devem estar em conformidade e serem interpretadas de acordo com as leis da República Federativa do Brasil. O usuário concorda em submeter-se à jurisdição exclusiva dos tribunais de São Paulo, Capital, caso haja litígio decorrente ou em conexão com o Portal Cuidar, renunciando a qualquer outra jurisdição e/ou foro.