Falando De dor

11 Perguntas para fazer ao seu médico antes de tomar um novo remédio

Alguns medicamentos usados no controle da dor podem fazer com que o paciente se sinta sonolento nos primeiros dias. Outros podem dar sensação de vertigem ou de confusão. Esses efeitos costumam desaparecer depois de alguns dias, mas é importante saber que eles existem e são comuns para não se desesperar quando eles aparecem e parar de tomar a medicação.


Abaixo, adaptamos uma lista do departamento de saúde americano para pacientes de câncer com dor, que pode ser usada por qualquer paciente que irá iniciar um tratamento para a dor crônica. É uma listinha básica com as perguntas que você não deve sair do consultório sem saber a resposta. Imprima e leve com você na próxima consulta, sem se esquecer de sempre levar anotado medicamentos de uso regular (caso você use algum):


  1. Quanto de remédio eu devo tomar? Com qual frequência? Por quanto tempo?
  2. Quanto tempo demora para o remédio começar a fazer efeito?
  3. Se eu continuar sentindo dores, posso tomar mais desse mesmo remédio? Quanto a mais posso tomar?
  4. Devo ligar para você antes de tomar mais?
  5. Quanto tempo o efeito do remédio dura?
  6. O que devo fazer se me esquecer de tomar o remédio ou se tomá-lo mais tarde do que deveria?
  7. Devo tomar o remédio junto com comida?
  8. Devo tomar o remédio junto com líquidos? Há alguma recomendação extra? (Por exemplo, tomar sempre com água, evitando outros tipos de bebida)
  9. É preciso quebrar, dividir ou mastigar o medicamento ao tomá-lo?
  10. É seguro consumir bebidas alcoólicas (cerveja, vinho, etc), dirigir ou controlar máquinas depois de tomar o medicamento?
  11. Há remédios que eu não posso tomar enquanto estiver tomando a medicação? Por exemplo, devo evitar tranquilizantes, pílulas para dormir ou antidepressivos?
  12. Há efeitos colaterais? O que eu posso fazer para abrandá-los?
  13. Em quais situações (possíveis efeitos colaterais graves, por exemplo) eu devo ligar imediatamente para o consultório?

Este conteúdo foi produzido em parceria com o portal Ufa! Chega de Dor. Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.

0q3MzF2m em 27/06/2017
Comentar

Th.knsaThe whole box was full of nibs with crossed tines?! That sucks. Sometimes with a bit of drawing the tines will straighten out. Needle nose pliers can help, but you have to be very gentle.

Deixe um Comentário